TCE pode acompanhar Comissão das Barcas e
fiscalizar concessionária
A Comissão Especial da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), criada para acompanhar a auditoria nas Barcas se reuniu nesta segunda-feira (22/10) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ), Jonas Lopes de Carvalho, e pediu que o órgão passe a fiscalizar as contas da concessionária Barcas S.A. A reunião aconteceu na sede do Tribunal e, segundo o presidente do colegiado, deputado Gilberto Palmares (PT), foi muito positiva, já que o presidente do TCE se mostrou sensível às argumentações apresentadas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguYJzsd0t6r6ynk752s1-6nmblh8er-AxyaJvt6Xwqa0fi2VRLgugjwQWa5Uxn3qVW12aiL00X_dFI8jrdYB4B4bTetmAx7BiKPzBT5bApU0Vr6C2u-yoh_0EeBcVDzIpxnw3FDQkcengN/s1600/2011-476854623-2011112957442_jpg20111129_jpg-3350870-d18-c97-FT500A.jpg)
- É importante que o Tribunal passe a fiscalizar a aplicação do dinheiro público. A fiscalização ainda não é feita por que a receita da empresa era obtida apenas com a venda de passagens. Hoje, há dinheiro público aplicado nas barcas, já que o governo subsidia parte das passagens e se endividou para comprar novas embarcações e reformar terminais - explicou o parlamentar.
O presidente do TCE considerou o pedido válido, e informou que já existe um ofício para que as contas sejam analisadas.
- O requerimento da comissão já está tramitando no corpo instrutivo do Tribunal e vai ser levado a plenário. A princípio, o Tribunal, constitucionalmente, tem o poder de fiscalizar toda pessoa física ou jurídica que lide com o dinheiro público e, ao que está me parecendo, este é o caso da Barcas S.A. - disse.
Palmares pediu também que um técnico do TCE
passe a acompanhar as audiências públicas que serão realizadas pela comissão. Os
deputados Luiz Paulo
(PSDB) e Luiz Martins (PDT) também participaram da reunião.
A Comissão Especial foi criada em agosto deste ano, com o objetivo de acompanhar o cumprimento da Lei 6.138/11. A norma instituiu uma nova estrutura tarifária para o serviço público de transporte aquaviário e determinou a realização de uma auditoria externa nas contas da concessionária.
A Comissão Especial foi criada em agosto deste ano, com o objetivo de acompanhar o cumprimento da Lei 6.138/11. A norma instituiu uma nova estrutura tarifária para o serviço público de transporte aquaviário e determinou a realização de uma auditoria externa nas contas da concessionária.
Desde então, o colegiado vem realizando audiências públicas
com a participação de representantes da empresa e da Secretaria de Estado de
Transportes, com o objetivo de debater os problemas ocorridos no sistema, tais
como atrasos e acidentes. A comissão também fez vistorias nos principais
terminais, e entrou em contato com passageiros e funcionários para verificar as
condições de acessibilidade nos locais de embarque e desembarque de
passageiros. (Monitor Mercantil)
RIO JMJ 2013 AGORA
ACESSIBILIDADES PARA TODOS
PRATIQUE ESTA IDEIA
SAÚDE EDUCAÇÃO E
SEGURANÇA
TRANSPORTE ACESSIBILIDADE
TODOS TÊM DIREITO
Tadeu Araújo Faria
Coordenador Assessoria Católica de Fé e Política
9996-3864
assescatolico_tadeu@yahoo.com.br
BLOG
http://tadeuaraujofaria.blogspot.com/
Fé e Política
Política
com Fé Tadeu Araújo Faria
http://eunaosabiaque.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário