O projeto
de Lei 269/2011 do deputado Luiz Paulo, que cria o programa de racionalização
do sistema de transportes da Região Metropolitana do Rio de Janeiro irá à pauta
nesta terça feira na Comissão de Constituição e Justiça.
O Governo
do Estado do Rio de Janeiro elaborou o Plano Diretor de Transportes Urbanos –
PDTU. Trata-se de um estudo extenso e complexo, através do qual é feito um
completo diagnóstico da situação dos transportes da Região Metropolitana do
Rio, levantando a demanda expressa pelo desejo de deslocamento da população,
índice de mobilidade, etc.
Duas
importantes conclusões foram, entre várias outras, extraídas desses estudos. A
primeira é que apenas 7% das 19,9 milhões de viagens diárias, se efetuam
através dos modais trens e metrô.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvo6ST6IrYwyeTpq4mb9CRf06pZA7U9S9jT6pXOcD9isyOA3GlHIkzoW8kZYsVcmgs7wW1LfNJ-WBg62Rjg_I50ur5zkjbc0F-eW1Mvw3YLd-O7f53prsX9inCZFdMJntQXsHiaZmmwbk/s1600/trensurb_600.jpg)
Por este
motivo é que o Projeto de Lei, ora apresentado, propõe a criação de um Programa
de Racionalização do Sistema de Transportes da Região Metropolitana que se
funda numa profunda reorganização que, visa promover a integração dos diversos
modais e que proporcione a otimização do uso dos sistemas de transporte de
massa (trens e metro).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9i0LyA4uQVpIy9p1-VOy-JUfG8af_8W9gLOD9HesmpCRAidQ1d1wbx9N-XbK-44abmhLsg9ISNZkqe-LHKp3IQIvhd3r1XLdKGz69L1l-HgIinfZJyQvJF6YV1WuZZ_35tBwToKgn6tk/s1600/metr%C3%B4+rio+-++Andr%C3%A9+Mour%C3%A3o+-+Ag%C3%AAncia+o+Dia.jpg)
A
reorganização do sistema ferroviário de passageiros para funcionar nos padrões
metroviários, nos trechos aonde a demanda justifique esta medida, proporcionará
uma profunda reestruturação do sistema de transportes da Região Metropolitana,
ensejando melhores condições para que se possa promover a integração intermodal.
A expansão do sistema metroviário, sobretudo a extensão da linha 2, da Estação
Estácio à estação da Carioca, aliviará a linha 2, no trecho Pavuna – Estácio,
hoje, saturado nas hora de pico, também, desta maneira, proporcionando
condições para a efetivação da integração intermodal.
A expansão do transporte
aquaviário se passageiros do Centro da Cidade para a Barra da Tijuca e, quiçá,
para a Cidade de Angra dos Reis atenderá a um nicho de mercado, hoje existente,
proporcionando alívio ao tráfego rodoviário, hoje congestionado e diminuindo o
tempo de viagem dos usuários.
Por este
motivo, apresento o presente projeto de lei, consciente que a racionalização
dos transportes na Região Metropolitana do Rio é essencial para a melhoria da
qualidade da vida dos cidadãos e para a economia do Estado.
Tadeu Araújo Faria
Coordenador Assessoria Católica de Fé e Política
BLOG
Fé e Política
Política com Fé Tadeu Araújo Faria
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http://eunaosabiaque.blogspot.com/
O Senhor é meu pastor, nada me faltará.
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