Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

Deus te Abençõe



sexta-feira, 23 de setembro de 2011


A Pastoral dos Surdos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que possui uma dinâmica de missão, acolhida e solidariedade com os mais pobres e todas as demais pessoas com deficiência, completa, em setembro, 30 anos de fundação. Para celebrar esta data, a pastoral terá uma programação especial para os dias 24 e 25 de setembro.

A pastoral foi fundada por um grupo de jovens surdos dentro do Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), em Laranjeiras. Eles sentiam o desejo de se reunir para aprofundar a Palavra de Deus e participar dos sacramentos. Durante os primeiros anos de fundação, o grupo se encontrava na Igreja da Imaculada Conceição, em Botafogo. Mais tarde, a sede foi transferida para a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana.

Diversas ações nas comunidades são realizadas pela Pastoral, como catequese para crianças e jovens surdos, prepa­ração para noivos surdos e para padrinhos de Batismo, círculos de estudos bíblicos, visitas missionárias às comunidades de surdos da arquidiocese e reuniões dos intérpretes. A comunid
A comunidade dos surdos do Rio é uma das mais antigas do Brasil, e desenvolve um trabalho de evangelização e de catequese por meio dos próprios surdos.
Atualmente, a Pastoral realiza atividades em oito comunidades da Arquidiocese do Rio, atendendo cerca de 250 pessoas, que se reúnem principalmente nos bairros de Copacabana, Penha, Méier, Lagoa, Gávea, Campo Grande, e inicia um trabalho na Pavuna.
 Ativi­dades litúrgicas, passeios, reti­ros, encontros de catequistas, cursos de Libras são desenvolvidos pela Pastoral, que participa de toda a vida eclesial na Arqui­diocese do Rio de Janeiro. Na CNBB, a Pastoral está presente na Comissão Episcopal Bíblico­Catequética, ligada às pessoas com deficiência.
 Dia Nacional de Luta da pessoa Portadora de Deficiência
No Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, 21 de setembro, o Ministério do Planejamento realizará o evento Acessibilidade Digital – um direito de todos, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No encontro será lançada a terceira versão do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico e o Portal da Pessoa com Deficiência.

A Arquidiocese do Rio está preparando uma Celebração Eucarística especial para o dia 24 de setembro, às 8h30, na Igreja Santa Margarida Maria, na Lagoa. No dia 25 haverá ainda o Encontro dos Coordenadores das Pastorais e dos Intérpretes Católicos. O endereço é Rua Frei Solano, 23, na Lagoa. Informações: 2286-9596.

Missa com Acessibilidade

A Catedral de São Sebastião sediará no dia 23 de setembro, às 10h, a primeira missa com total acessibilidade. Desta forma, todas as pessoas com algum tipo de deficiência poderão participar e interagir com a cerimônia. Será implantado o sistema de audiodescrição para os cegos. A presença de intérpretes de Libras também se faz obrigatória com os demais recursos, a fim de que as pessoas surdas também usufruam de igual direito, em condições de igualdade com todos os demais.
GABINETE DO DEP. ESTADUAL LUIZ PAULO - PSDB RJ
Alerj Palácio Tiradentes – (Liderança PSDB) Anexo - Gabinete: 402 - 4º Andar
Rua Dom Manuel, s/n° - Centro – RJ - Tels: (021) 2588-1448 / 9996-3864
Postado por Tadeu Araújo Farias no Eu não sabia que e-mail eu_nao_sabia@yahoo.com.br
 Abraços e Fiquem Todos na Paz de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário