Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

Deus te Abençõe



segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)



CPI da Região Serrana e Comissão da Câmara dos Deputados realizam reunião.


A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que investiga as causas da tragédia ocorrida em decorrência das chuvas na região Serrana realizou uma reunião com a

Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na tarde de

sexta-feira.

Destinadas a estudar e apresentar propostas de medidas preventivas

e saneadoras, as comissões viram na reunião a oportunidade de levantar informações e discutir ideias, bem como apresentar sugestões de procedimentos a serem adotados. A reunião da CPI da Alerj, presidida pelo deputado Luiz Paulo (PSDB) com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aconteceu às 15h, no auditório Nelson Carneiro, no 6° andar do prédio anexo ao Palácio Tiradentes.

A audiência foi presidida pela deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ). Durante o encontro, foi anunciado o projeto para a criação do Código Nacional de Proteção Civil.

O Brasil pode e deve se preparar para as catástrofes. C

usta menos

investir na prevenção que na reconstrução. Temos que ter em mente os últimos acontecimentos que abalaram o país para evitar que eles voltem acontecer - disse a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da comissão especial que elabora o projeto, acrescentando que o código servirá para criar uma cultura de prevenção efetiva, além de dividir melhor as responsabilidades entre municípios, estados e União.

O objetivo da reunião era ouvir os moradores da região e especializas para tentar colher propostas q

ue enriquecessem o trabalho da CPI e da

Comissão Especial.

Luiz Paulo se mostrou satisfeito com a proposta do

código e lembrou que a recuperaçã

o das cidades da região vão custar aos cofres públicos algo em torno de R$ 4 bilhões, recursos que serão investidos na construção de habitações, dragagem de rios, contenção de encostas, diagnóstico de áreas de risco, recuperação da agricultura, rodovias, escolas e hospitais.

Já Andréa Zito mostrou-se insatisfeita com a ausência dos prefeitos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

- Só o Poder Executivo municipal poderia nos trazer informações mais concretas. Eles são o termômetro do que está acontecendo na região. São os prefeitos, que passam por uma situação de cobrança da sociedade, que deveriam vir conversar com os deputados federais para tentar viabilizar verbas - ponderou.

No dia 12, a CPI sabatinou a presidente do Instituto E

stadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos e também recebeu João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau, cidade duramente castigada

pelas chuvas.

Na ocasião, Luiz Paulo

havia comentado que “o Inea é responsável por autorizações

ambientais e por intervenções em áreas de risco. Precisamos levantar suas responsabilidades pela tragédia e questionar os trabalhos de fiscalização”.

Casas para Petrópolis - Na quinta-feira, 19, o secretário municipal de Habitação, Carlos Abenza, durante evento realizado na Universidade Católica de Petrópolis, afirmou que, ao menos, 1.500 residências serão construídas na cidade de Petrópolis pelo Governo do Estado. (Monitor Mercantil)

GABINETE DO DEP. ESTADUAL LUIZ PAULO - PSDB RJ

Alerj Palácio Tiradentes – (Liderança PSDB) Anexo - Gabinete: 402 - 4º Andar

Rua Dom Manuel, s/n° - Centro – RJ - Tels: (021) 2588-1414 / 9996-3864

Postado por Tadeu Araújo Farias no Eu não sabia que

Abraços e Fiquem Todos na Paz de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário