Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

Deus te Abençõe



sábado, 28 de junho de 2014

Autovistoria fecha espaço com corrosão em prédio na Barra

Autovistoria fecha espaço com corrosão em prédio na Barra

RIO – Os moradores do condomínio Waterways, na Avenida Lucio Costa, não esperavam, mas acordaram no dia 14 de fevereiro e encontraram o Clube Píer Six, um espaço interno para festas, fechado. A medida foi tomada por precaução, uma vez que o teto de metal apresentava sinais de corrosão pela ação da maresia, a pista da sala de jogos estava danificada por infiltrações e cupins e a escada de acesso sofrera um processo de oxidação. A construção, até então, parecia perfeitamente conservada para os moradores.
Os problemas, que poderiam levar ao colapso da estrutura, só foram identificados porque o condomínio de nove blocos, com 465 apartamentos, realizou uma autovistoria, medida obrigatória por decreto do prefeito, que regulamentou a lei complementar 126/13, do município, e a lei 6.400/13, do governo estadual. Válida desde o ano passado, a Lei da Autovistoria se aplica a todas as construções com mais de dois pavimentos e habite-se concedido há mais de cinco anos.

O prazo para a realização da inspeção venceria no início do ano, mas foi prorrogado por 180 dias, até 1º de julho, devido à baixa adesão. Quem não fez, pode receber multa.
O Waterways é uma exceção. Na Barra, até agora apenas 810 prédios concluíram o processo. Em levantamento de 2011, o bairro figurava na lista da Secretaria municipal de Urbanismo como o terceiro com maior número de apartamentos, atrás de Copacabana e Tijuca. Na cidade toda, são 270 mil edificações, e menos de 5% (cerca de 13 mil) entregaram o laudo da autovistoria à prefeitura.Por: Fábio Teixeira / O Globo Foto: Felipe Hanower / O Globo  : http://www.luizpaulo.com.br/site/autovistoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário