Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

Deus te Abençõe



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CPI dos deputados aponta omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro como agravantes da tragédia




CPI dos deputados aponta omissão, ineficiência e interesse eleitoreiro como agravantes da tragédia
Relatório recomenda ao TCE auditoria nas contas das empresas RW, Terrapleno e Vital e em todos os contratos assinados pela PMT
Foto: Gilberto Oliveira

O relatório pontou a falta de um sistema de alerta e de um plano de contingenciamento como algumas das principais causas da tragédia

A omissão, a ineficiência e o interesse eleitoreiro agravaram a catástrofe provocada pelas chuvas na Região Serrana, que deixaram mais de mil mortos mortos em janeiro. Essa é uma das principais constatações do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, apresentado nesta segunda-feira (22). Com cerca de 220 páginas, o relatório compila seis meses de investigação e explica as causas das enchentes. Os deputados apontam como causa da tragédia a ocupação irregular do solo e a ausência de um sistema adequado de Defesa Civil integrado entre os três níveis de governo. O documento também faz referência a casos de corrupção constatados nos dias seguintes à tragédia, que, segundo os deputados, atrasam a recuperação da região.

Presidida pelo deputado Luiz Paulo (PSDB), a última reunião da comissão durou cerca de oito horas e apontou a falta de um sistema de alerta e de um plano de contin-genciamento como algumas das principais causas da tragédia que provocou a morte de mais de mil pessoas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Sumidouro.

“Analisamos os investimentos nos últimos seis anos e concluímos que não temos estruturado um sistema de Defesa Civil que envolva União, estado e municípios. Não havia plano de contingenciamento e não havia sistema de alerta. A Defesa Civil prestava-se apenas ao socorro das vitimas, quando deveria funcionar na prevenção e no alerta”, disse o presidente.
Para o relatório final, a CPI analisou os últimos seis anos de investimentos nas sete cidades.
Os membros da comissão chegaram à conclusão de que erros estruturais e de planejamento ocorreram para que “a tragédia chegasse a proporções grandiosas”.

(Diário de Teresópolis - Daniella Pinheiro)

GABINETE DO DEP. ESTADUAL LUIZ PAULO - PSDB RJ
Alerj Palácio Tiradentes – (Liderança PSDB) Anexo - Gabinete: 402 - 4º Andar
Rua Dom Manuel, s/n° - Centro – RJ - Tels: (021) 2588-1414 / 9996-3864
Postado por Tadeu Araújo Farias no Eu não sabia que

Nenhum comentário:

Postar um comentário