Rio de Janeiro Cidade Maravilhosa

Deus te Abençõe



quinta-feira, 28 de abril de 2011

POPULAÇÃO DE TERESÓPOLIS






POPULAÇÃO DE TERESÓPOLIS: FALTA PLANEJAMENTO PARA RECONSTRUIR A CIDADE
________________________________________
A população de Teresópolis denunciou, durante encontro realizado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga os responsáveis pela tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana, nesta segunda-feira (18/04), que falta um planejamento eficaz para a reconstrução da cidade. Segundo os habitantes do município, não há transporte público para os desabrigados e nem qualquer outra assistência às 11 mil pessoas que estão morando fora de suas casas. “Observamos ao longo do tempo que inexiste um volume de informações muito grande. A população não sabe qual é o cronograma das ações. Primeiro ponto claro é que precisa de transparência, não somente na aplicação dos recursos, mas também na informação sobre o planejamento da reconstrução”, declarou o presidente da CPI, deputado Luiz Paulo (PSDB), que esteve na cidade.

Além disso, faltam recursos para o pagamento do Aluguel Social, há boicote a manifestações populares, desvio de doações e sobram acusações e denúncias contra as empresas RW e Vital Engenharia – que trabalharam na recuperação de Teresópolis. Citado em cada um dos inúmeros depoimentos feitos durante a noite desta segunda-feira, o Aluguel Social foi listado pelo parlamentar como o problema mais emergencial da população local. O presidente da Associação de Vitimas das Enchentes do Dia 12 de janeiro (Avit), Jorge Henrique, apresentou alguns números sobre o benefício. “Hoje, são 2.276 famílias cadastradas na Prefeitura. Dessas famílias, 1.518 estão recebendo o Aluguel Social da Caixa Econômica Federal. Mas ainda assim temos 360 famílias que não recebem o benefício por não terem o documento de CPF”, disse Henrique.

Ainda no que diz respeito ao Aluguel Social, o deputado Rogério Cabral (PSB) informou que pretende pedir informações à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. "Precisamos convidar novamente o secretário Rodrigo Neves para esclarecer os problemas com o benefício. Em todos os lugares que temos visitado, a população sempre cobra a falta do Aluguel Social. Então, precisamos agir com rigor nessa busca pelas informações”, frisou Cabral.

De acordo com os deputados, que também estiveram em Nova Friburgo nesta segunda e visitaram bairros das localidades mais atingidas pelas chuvas, é preciso não só maior transparência, mas também maior diálogo com os moradores. “Até porque o volume de recursos necessários é grande e a Prefeitura não pode se omitir. A administração municipal tem muita responsabilidade em todos os problemas que estão ocorrendo”, afirmou o presidente da CPI.
Também estiveram em Teresópolis Nilton Salomão (PT) e Janira Rocha (PSol).
(texto de Raoni Alves)




GABINETE DO DEP. ESTADUAL LUIZ PAULO - PSDB RJ
Alerj Palácio Tiradentes – (Liderança PSDB) Anexo - Gabinete: 402 - 4º Andar
Rua Dom Manuel, s/n° - Centro – RJ - Tels: (021) 2588-1414 / 9996-3864
Postado por Tadeu Araújo Farias no Eu não sabia que
Abraços e Fiquem Todos na Paz de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário